Mitos e Verdades


Muito se fala sobre consórcio e alguns mitos e lendas surgem no meio do caminho, afastando quem realmente pode se beneficiar ao investir em consórcios, simplesmente por falta da informação correta.


Entenda o que é Mito e o que é Verdade na área do Consorcio .


1 – Consórcio demora para entregar o bem.


MITO. Com o consórcio você faz uma compra programada e, mês a mês são entregues bens por sorteio e por lance. Todos os consorciados são contemplados dentro do prazo máximo do grupo, sendo que alguns que tem maior pressa tendem a ofertar lances para antecipar sua contemplação.

2 – O consórcio é uma das formas mais econômicas de comprar.


VERDADE. Depois do pagamento à vista, o consórcio é a opção mais econômica para aquisição de bens e serviços. Além da ausência de juros, não tem entrada, como acontece na maioria dos financiamentos disponíveis no mercado e, em caso de oferta de lance, as parcelas vincendas ficam ainda menores e, além de não comprometer a renda familiar, o consórcio acarreta uma economia de até 70% no final do plano, comparado ao financiamento.

3 – Se eu cancelar meu consórcio, eu perco meu dinheiro.


MITO. Quando seu consórcio é cancelado, sua cota continua participando dos sorteios mensais e quando for sorteada, em vez de receber o bem contratado, você receberá o valor investido, descontadas a taxas previstas em contrato. Porém, se o consorciado decide voltar a pagar, não há qualquer restrição e o valor já pago é integralmente destinado a continuidade do plano, sem qualquer perda.

4 – Cancelei meu consórcio e agora não posso mais fazer outro com o que já paguei.


MITO. Se sua cota foi cancelada, mas no seu grupo houver vaga disponível, você pode reativar a cota.

5 – O consórcio não tem juros.


VERDADE. Esse é um dos maiores benefícios do consórcio, tornando as parcelas mais acessíveis que qualquer compra parcelada ou tipo de financiamento.

6 – É complicado acompanhar os sorteios.


MITO. Os sorteios são realizados através da extração da Loteria Federal, quando o consorciado concorre com o número de sua cota (de acordo com a regra estipulada no Contrato de Adesão) e, os resultados podem ser acompanhados no site.

7 – O consórcio entrega uma carta de crédito e não o bem em si.


VERDADE. No momento da contemplação fica disponível o valor que investiu até que você escolha o bem desejado. Esse poder de escolha é uma das maiores vantagens, pois é como comprar à vista.

8 – Acompanhar o plano é complicado e preciso ficar indo à administradora.


MITO. Todo o contato pode ser feito por atendimento eletrônico e telefônico, web-atendimento – que é o canal exclusivo do consorciado para poder acompanhar todo o andamento da cota, como emitir extratos, lances, 2ª via de boleto, verificar datas de assembleias, atualizar cadastro, etc.-
Temos também um canal exclusivo por e-mail (via fale conosco), chat, e correspondência entregue na sua casa e, ainda, o Programa Sintonia para nos relacionarmos com nossos consorciados. 

9 – A parcela aumenta do nada.


MITO. O que ocorre é que os créditos seguem índices de reajuste da inflação, para que o consorciado mantenha seu poder de compra atualizado. Por exemplo, para veículos a atualização é de acordo com o índice do IPCA anual. Com esse reajuste o crédito estará com o valor corrigido para viabilizar a compra do bem quando você for contemplado. Mesmo procedimento para imóveis, cuja atualização é feita com base no INCC, também uma vez ao ano.