Vantagens de Consorcio


Se você está a fim de conhecer as vantagens do consórcio para realizar sonhos, como a compra do seu primeiro carro ou um imóvel para sair do aluguel, mas ainda tem receio de aderir a essa modalidade financeira, fique tranquilo. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber.

Permite poupar dinheiro e manter a disciplina financeira

Muitas pessoas querem adquirir um bem de alto valor ou contratar um serviço caro, mas não têm uma quantia integral disponível para fechar o negócio. Do mesmo modo, algumas têm dificuldade para economizar e, por isso, não conseguem guardar dinheiro sozinhas.

Nesses casos, participar de um consórcio pode ser uma boa opção, uma vez que, tornando-se integrante do grupo, você passa a fazer parte de uma espécie de poupança forçada. Mensalmente, você realiza o pagamento das parcelas e forma um fundo para a aquisição do bem ou contratação do serviço. Porém, você só tem acesso a esse valor quando é contemplado. Isso auxilia a evitar compras por impulso e gastos supérfluos.

Além disso, o consórcio também permite que você desenvolva disciplina para, futuramente, fazer sua compra, o que pode ser benéfico para ter uma vida de consumo mais contida e econômica.

Sem entrada e sem juros

Isso mesmo! O consórcio não cobra juros. O que existe é a taxa de administração que tem um valor mais acessível se comparado à outras formas de aquisição parcelada. Ela é um percentual da carta de crédito, prefixada em contrato e diluída ao longo do prazo do plano.

Além disso, também não existe a solicitação de pagar um valor de entrada, ou seja, o valor do bem é parcelado integralmente. Esse é um ponto muito interessante para aquelas pessoas que têm dificuldade em guardar uma quantia para dar como entrada.

É um investimento seguro

Geralmente, aplicações financeiras exigem muito estudo e uma estratégia bem definida. Caso contrário, você pode tomar decisões erradas e ter perdas significativas.

Logo, um dos motivos para escolher o consorcio é a sua operação descomplicada (acessibilidade). Você não precisa ser expert em mercado financeiro e investimentos, já que basta pagar as parcelas nas datas firmadas em contrato. Dessa forma, reunirá uma boa quantia para adquirir o que deseja sem sofrer perdas financeiras, uma vez que existe a certeza de que você será contemplado e terá acesso ao valor investido.